sábado, 14 de abril de 2012

COMPARTILHANDO IDEIAS.

ACHEI ESSA IDEIA BRILHANTE ,POSTEI NO MEU BLOG E VOU DIVULGAR PARA AS CATEQUISTAS DE MINHA PARÓQUIA. DEUS ABENÇOE O AUTOR DESSA LINDA IDEIA,

Catequese em Família

Outra novidade que venho apresentar, CATEQUESE EM FAMÍLIA.

Lembram dessa ideia que tive e comecei a postar algumas atividades sobre esse projeto lá no Blog Jonathan Cruz?                                 

O objetivo dessa ideia, foi aproximar mais as famílias da catequese, por que todos nós catequistas sabemos que é de extrema importância a presença familiar na educação cristã dos filhos, e nem todas as comunidades tem o privilégio de andar juntas (igreja & família).

Então, colocando a CUCA para trabalhar, me veio em mente o nome CATEQUESE EM FAMÍLIA. Pronto, o nome para alguma coisa estava criado, agora é criar alguma coisa para este nome brilhar rsrsrsrsrs.

No começo eu mandava uma tarefinha para os pais realizarem juntos com os seus filhos. E como nada é perfeito, não foi 100% o resultado, digo que foi 80%, ou seja, de 30 catequizandos, 20 famílias tinha o compromisso com a catequese, e por incrível que pareça, as famílias mais humildes é que foram mais presentes na realização desse projeto CATEQUESE EM FAMÍLIA (por isso que devemos olhar para o próximo com os olhos de Jesus e nunca julgar).

Esse ano dei uma repaginada no CATEQUESE EM FAMÍLIA, e ao invés de mandar "tarefas de casa" para os pais todo encontro (rsrsrsrs), irei mudar, vou mandar algo mais atrativo.

Ficaram curiosos? Calma, que tirei fotos para todos vocês terem uma visão melhor da novidade.


Esta é a sacola feita de TNT que o catequizando irá levar para casa.
Mas uma sacola vazia? Claro que não rsrsrs, é um verdadeiro kit de evangelização. Vou apresentar para vocês o que possuem dentro dela.


Dentro da sacolinha haverá:
1 - Uma Bíblia;
2- Um caderno de registro;
3- Uma pasta para colocar o caderno de registro;

Vejam agora cada objeto e qual a sua função:


Esta pasta será para colocar o caderno de registro, para melhor conservação e evitar amassar o caderno;



A Bíblia será para a Leitura Orante em família.
A cada encontro o catequista irá passar a sacolinha para um catequizando, e dentro da Bíblia estará marcado com um bilhetinho escrito o capítulo e versículo para a família fazer a leitura orante da Bíblia.


Caderno de Registro


A primeira página do Caderno de Registro será com as regrinhas para bom andamento do CATEQUESE EM FAMÍLIA.

Veja as regrinhas:



Nas outras páginas do caderno será para o registro da família e da criança.
Veja como será a folha de registro da família:


E assim que ficou o CATEQUESE EM FAMÍLIA, reformulado e bem mais atrativo. Espero que possa surgir bons resultados, e o mais importante, que essa forma de evangelizar faça com que as famílias vejam a importância da leitura orante da bíblia em casa. Que a palavra de Deus possa fazer parte da vida familiar de muitas e muitas famílias.

Podemos também dar um presentinho no final do ano para aquela família que caprichou no caderno de registro rsrsrs. Catequistas, não se esqueça de dar uns minutinhos durante o encontro para o catequizando apresentar para a turma o ensinamento que aprendeu com a leitura da Bíblia, esse é um dos maiores pontos a ser trabalhado.

Uma outra coisa que estou pensando....
Será que no final do ano eu fico com o caderno de registro pra mim de lembrança, ou faço uma doação do caderno para alguma família, para paróquia? Se alguém tiver alguma ideia do que devo fazer, ficarei feliz em saber!

Até a próxima ideia mirabolante de Jonathan Cruz rsrsrsrs.
Poderá também gostar de:

2 comentários: