sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CATEQUESE 2012.



Oração do Catequista

ENCONTROS CATEQUÉTICOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES




A Pastoral Catequética, ligada a crianças e jovens, exerce um papel fundamental de educação e informação com vistas a um futuro digno para todas as pessoas. Assim pensando, a Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética apresenta os subsídios catequéticos que norteiam a Campanha da Fraternidade de 2012 que tem como tema “Fraternidade e a Saúde Pública”. 

Cinco encontros foram pensados a partir da reflexão feita pelo Texto Base da CF sobre a temática da saúde, sem, no entanto, deixar de lado os aspectos de um aprendizado lúdico aos nossos catequizandos. Cabe, é claro, a cada catequista, adaptá-los a idade de seus catequizandos, ao tempo disponível, enfatizando aquilo que é realidade de sua comunidade.

O primeiro encontro faz uma reflexão sobre a Dignidade Humana e a Cidadania à luz da criação do homem como filho de Deus e, portanto, digno de respeito. Na sequência refletimos sobre a Promoção da Saúde, dando continuidade ao assunto no encontro seguinte enfocamos os Desafios da Saúde no Brasil. E num quarto encontro, chamamos a reflexão de que A saúde e a Salvação estão em nossas mãos.

Como quinto encontro, dentro da reflexão bíblica da parábola do Bom Samaritano, foi proposta uma celebração com Leitura Orante da Bíblia, processo cada vez mais necessário à compreensão e à vivência da Palavra de Deus, conforme clama a nossa Igreja. 

Esperamos assim, que esses subsídios catequéticos, alicerçados nos objetivos da CF 2012, sejam de ajuda aos catequistas na promoção de uma catequese fundamentada no projeto de Deus de uma vida melhor aos seus filhos e numa sociedade justa, igualitária e solidária.

Que a Saúde se difunda sobre a terra!
de Angela Rocha e de Helena Okano

Obs.: O subsidio pode ser adquirido nas edições CNBB clique aqui
Catequese da Comunidade SÃO PAULO.


PEQUENA  ABERTURA COM O TEMA E LEMA DA CF .